Preço de Referência NF-e

Preço de Referência NF-e

Este aplicativo apresenta informações sobre os preços de referência de medicamentos e outros produtos, tendo como base os dados da Nota Fiscal Eletrônica.

Parceiros:

Introdução

Neste site são apresentados dois parâmetros para nortear as decisões de compra dos entes públicos, tanto em processos administrativos como judiciais:

Preço de Referência NF-e: reflete a realidade de mercado no RS e é calculado conforme metodologia abaixo descrita.

Preço Máximo de Venda ao Governo – PMVG: valor estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – CMED/ANVISA. http://portal.anvisa.gov.br/listas-de-precos

Parâmetros são informações de realidade que servem como referência para avaliação das ofertas apresentadas. Neste sentido, o Preço de Referência e o PMVG não se confundem, necessariamente, com os preços de aquisição, por diversos fatores:

1 – Quando o Preço de Referência for menor que o PMVG, significa que a realidade de mercado permite aquisições por valor inferior ao limite legal. Já quando o PMVG for inferior, este deve ser observado como parâmetro.

2 – Em aquisições com escala, a expectativa é de que os valores sejam inferiores ao Preços de Referência ou ao PMVG.

3 – Em situações muito específicas, onde se demonstre dificuldades de fornecimento, valores pouco superiores ao Preço de Referência também podem ser razoáveis.

4 – O valor do PMVG está calculado com 18% de ICMS. O Convênio CONFAZ N° 87/2002 estabelece isenção para alguns produtos. Neste caso, o valor do PMVG precisa ser reduzido em 18%. Como esta relação pode sofrer alterações, sugere-se a consulta ao site. www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2002/CV087_02

Em síntese, o valor efetivo da aquisição dependerá da ponderação dos elementos acima e de outros pelo gestor, bem como da realidade de mercado do momento, tendo apenas como limite efetivo o valor do PMVG.

Objetivo

Disponibilizar aos agentes públicos, magistrados e órgãos de controle, parâmetros de preços de mercado e o Preço Máximo de Venda ao Governo – PMVG, elementos capazes de nortear as compras públicas, tanto em processos administrativos como judiciais, além de possibilitar aos órgãos de controle avaliar a correta aplicação dos recursos públicos.

Qualidade do Gasto

O Programa de Qualidade do Gasto foi instituído por meio de decreto estadual sob a coordenação do Tesouro do Estado, voltado a “racionalizar o gasto público por meio da promoção e da integração de ações voltadas à gestão eficiente do gasto” (decreto 50.183, de 25 de março de 2013).

O propósito do programa é desenvolver projetos e soluções para a melhor gestão da aplicação dos recursos públicos e consequente melhoria da prestação dos serviços. Desde que foi instituído, já alcançou uma economia superior a R$ 1 bilhão em áreas essenciais para a oferta de serviços públicos aos cidadãos e mapeou expressiva economia potencial. O foco de atuação de suas ações é a eficiência e a economicidade no uso dos recursos.

No centro dessas ações está o projeto Preço de Referência Nota Fiscal Eletrônica, a principal frente do Programa de Qualidade do Gasto e um dos principais projetos do Tesouro do Estado. Trata-se de uma inovação que pode impactar as compras públicas do Brasil inteiro e que permite um alto potencial de economia.

Metodologia

Metodologia de Cálculo

O Preço de Referência é calculado a partir das informações contidas nas notas fiscais eletrônicas emitidas para CNPJs do Estado no período da pesquisa. A rigor, trata-se da mediana dos preços dos produtos comercializados, excluindo-se os outliers (distorções).

Clique AQUI para acessar o manual técnico da metodologia utilizada.

Informações Disponibilizadas

a) Medicamentos:

Relação de todos os medicamentos comercializados com CNPJ destinatário no Estado, que atendam ao critério estatístico de ao menos 3 fornecedores, comparando o Preço de Referência com o Preço Máximo de Venda a Governo – PMVG, definido pela CMED/ANVISA.

Observação: O valor do PMVG considera a incidência de 18% de ICMS. Ressalta-se que alguns medicamentos possuem isenção nas vendas ao poder público, conforme Convênio Confaz 87/02.

b) Dietas e outros insumos para a saúde:

Relação dos itens já precificados, já que os dados são obtidos mediante mineração de texto no campo descrição da nota fiscal, que se trata de campo de preenchimento livre. À medida que surgirem demandas de novos itens, também serão disponibilizados.

c) Outros produtos:

Na medida que se desenvolvam as parcerias institucionais, pretende-se precificar outros produtos, conforme demanda, e compartilhar a informação.

Relatórios de Preços
  • Relatório Medicamentos

  • Relatório Dietas

  • Relatório insumos

  • SigTap

  • Contato

    Em caso dúvidas, dificuldades de acesso ao site ou solicitações de precificação de produtos que não constam na relação, entre em contato conosco através do e-mail qualidadedogasto@sefaz.rs.gov.br.





    Tutorial

    Clique AQUI para abrir o tutorial de utilização do site.