Este aplicativo apresenta informações sobre o Pagamento dos Servidores do Estado do Rio Grande do Sul
O Painel de Informações de Pessoal tem como objetivo apresentar os dados históricos da despesa com pessoal, bem como da folha de pagamento do Estado do Rio Grande do Sul. Podem ser feitas as consultas por período (mês, bimestre, trimestre ou ano) e por poder, órgão, situação, categoria, tanto em valores nominais como corrigidos pelo IPCA.
Há uma diferença entre os dois conceitos por conta de a expressão despesa com pessoal referir-se a todo o custo que o Estado possui com o seu quadro de servidores/empregados, incluindo as obrigações patronais e outras despesas que não constam nos contracheques. Já os valores da folha de pagamento são aqueles destinados aos servidores/empregados ativos, inativos e pensionistas e que representam o somatório das suas remunerações ou proventos
A despesa com pessoal refere-se ao custo contábil para a máquina pública com o quadro de servidores/empregados estaduais, de todos os poderes e órgãos da administração direta e indireta, incluindo as obrigações patronais e outras despesas que não são pagos como remuneração/provento, como, por exemplo, diárias, jetons, precatórios, RPV, entre outras. Nesse montante não está incluída a despesa intraorçamentária (aquela repassada entre os órgãos do mesmo Ente) para evitar dupla contagem. Pode ser consultado por elemento ou função, subdivisões da contabilidade pública.
O total de vantagens é o somatório das remunerações ou proventos dos servidores/empregados ativos, inativos e pensionistas do Estado do RS. Esse montante engloba o vencimento básico ou subsídio, as vantagens temporais, os cargos em comissão, as funções gratificadas e qualquer outro abono ou auxílio, ou seja, todas parcelas que compõe a folha de pagamento.
Cada servidor ou empregado estadual pode possuir um ou mais contratos de trabalho com o Estado, chamado de vínculo. Dessa forma, todos os dados exibidos nesse painel se referem a contagem de vínculos e não de pessoas, uma vez que o mesmo servidor/empregado pode ter um vínculo ativo e outro inativo ou, até mesmo, um vínculo em uma secretaria/órgão e outro vínculo em outra(o).